O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

29.5.07

ANA SALDANHA E GÉMEO LUÍS NO CRE

Esta 5ª feira, dia 31, vamos receber a escritora Ana Saldanha e o ilustrador Gémeo Luís no nosso CRE, pelas 14H 30M! É um prazer e uma honra enormes pois são ambos autores muito premiados! A partir de uma exposição de Gémeo Luís, com os originais da obra "O Sam e o Som", que esteve patente na nossa escola (gentil cedência da Biblioteca Florbela Espanca de Matosinhos), e da leitura de "O Sam e o Som"(na 1ª sessão das "Quintas de Leitura"), veio uma ideia à profª Angelina: propor aos alunos do 6º A e do 6º B trabalharem a obra em 3 disciplinas: Português, Educação Visual e Tecnológica e Educação Musical! Eles aderiram completamente e as respectivas professoras(Mª José Abrunhosa, Lurdes Fialho e Helena Ribeiro) também acharam a ideia óptima! O trabalho final vai ser apresentado agora perante Ana Saldanha e Gémeo Luís, uma turma do 8º ano, professores e encarregados de educação que também foram convidados.


Aqui ficam duas das ilustrações feitas pelos alunos do 6º A e o nosso painel de entrada da autoria da profª Cecília Castro.




NOTA: Livros destes 2 autores estão à venda no CRE! Comprem e venham assistir para pedirem um autógrafo!





"QUINTAS DE LEITURA"

Esta semana, a sessão é MUITO ESPECIAL! É às 14h 20m e vai ser feita uma 'leitura' muito original de "O SAM E O SOM" de Ana Saldanha, Basil Deane e Gémeo Luís, pelos alunos do 6º A e do 6º B!!




NÃO PERCAM!

26.5.07

ALUNOS DA GALIZA VISITAM-NOS

No dia 23 tivemos uma visita muito especial: 48 alunos e 5 professores de Orense (Galiza) vieram visitar a nossa escola no âmbito de um projecto de intercâmbio de experiências entre escolas. Os alunos de Orense aprendem Português como disciplina obrigatória e vieram visitar Matosinhos e o Porto. Os alunos do 6º B foram os verdadeiros anfitriões! No CRE, e com a presença do Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, do Presidente do Conselho Executivo, Prof António Lopes e da Coordenadora, Profª Angelina Pereira, os alunos do 6º B abriram este encontro com uma leitura expressiva de "A Bela Infanta", depois a coordenadora falou um pouco do CRE, mostrou este blog e foi a troca de presentes entre escolas e entre alunos!! Depois seguiu-se uma visita pela escola sempre com os alunos do 6º B que, entretanto, foram perdendo a inibição inicial com receio que não se entendessem. Mas afinal, disseram, "O Galego percebe-se bem!!" A rapaziada deu uns pontapés na bola, cantaram canções dos artistas favoritos dos alunos galegos e foi como grandes amigos já que se despediram! Em Setembro lá iremos nós!!


22.5.07

1º PRÉMIO

Aqui está o texto da DIANA MARTINS do 5º C que obteve o 1º PRÉMIO no CONCURSO LITERÁRIO "UM DIA NA VIDA DO ZUCRÉ"

VALE MESMO A PENA LÊ-LO!!

21.5.07

VAMOS ESCREVER UM POEMA?

E que achas da idéia de escrevermos um poema colectivo inspirados pelo poema de Manuel Alegre?
É assim: cada um escreve apenas um verso* e vou acrescentando aqui. Simples, não é?
As mãos, são o nosso tema! E eu começo...assim:

Nas palmas das minhas mãos vejo linhas misteriosas
As minhas mãos têm algo de magia
As minhas mãos têm curvas e contracurvas
As minhas mãos têm linhas paralelas
As minhas mãos têm linhas como o vento
As minhas mãos constroem e destroem
Com as minhas mãos faço e desfaço a amizade
As minhas mãos têm dedos de tamanhos diferentes
As minhas mãos atravessam o corredor do tempo
As minhas mãos são as mãos do meu pai e da minha mãe
As minhas mãos são o meu tesouro
As minhas mãos são pedras preciosas
As minhas mãos são a minha vida
As minhas mãos são a minha força
As minhas mãos são instrumentos mágicos
As minhas mãos são como molas para agarrar
É com as minhas mãos que os frutos do meu trabalho nascem
Com as minhas mãos posso construir um novo mundo
(ESTES VERSOS FORAM FEITOS POR ALUNOS DO 6ª A E AQUI COLOCADOS)
É com as minhas mãos que ajudo as pessoas que me são mais próximas (Bengy)

* Para deixares o teu verso, faz assim:
1ª hipótese - clica em "comments" e abre-se uma caixa para escreveres o teu texto. Se ainda não estiveres registado (quer dizer que não tens um 'username' e uma 'password', tens de criar a tua conta, seguindo os passos "Create a Google account". TENS QUE TER UM ENDEREÇO DE MAIL!
2ª hipótese - se escreveres conjuntamente com um(a) colega já inscrito(a), pede-lhe para ele(a) te deixar escrever o teu verso e assinas com o teu nome/ou 'nick name'

AS MÃOS

E já que falamos de mãos, aqui fica este poema de Manuel Alegre:

As mãos
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos.E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.
De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.

As mãos...que obra de arte!

Clica aqui para veres uma obra d'arte feita com as mãos (é um filme publicitário mas...vale a pena pela beleza!).
Põe som!

16.5.07

"QUINTAS DE LEITURA"

Amanhã, dia 17, a mãe do Simão (5º C), Lurdes Simões, vem ler "A Floresta" de Sophia Mello Breyner Andresen, pelas 14h 20m.

A profª. Angelina lê, às 11h "O Pastor de nuvens" de Inácio Pignatelli.

NÃO DEIXEM DE APARECER!!

11.5.07

SABIAS QUE?

Fica a saber que...

A 11 de Maio de 1904, nasce, em Figueras, na Catalunha, o pintor surrealista Salvador Felip Jacint Dalí.

A 12 de Maio de 1936, nasce, em Águeda, o poeta e político português Manuel Alegre de Melo Duarte.
A 13 de Maio de 1699, nasce, em Lisboa, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.

A 14 de Maio de 1998, morre o cantor e actor norte-americano Francis Albert Sinatra.


A 15 de Maio de 1906, nasce, em Brogueira, Torres Novas, Humberto da Silva Delgado. Foi candidato independente às eleições presidenciais de 1956. Questionado sobre qual o destino que daria a Salazar, se fosse eleito, teve a coragem de afirmar: "Obviamente, demito-o".
A 18 de Maio de 1920, nasce, em Wadowice, uma pequena cidade a 50 quilómetros de Krakóvia, Karol Wojtyla. Eleito papa em 16 de Outubro de 1978, com o nome de João Paulo II, esteve mais de um quarto de século à frente da Igreja Católica Romana. Tinha grande devoção por Nossa Senhora de Fátima.
A 20 de Maio de 1898, com a presença da Família Real e numerosas individualidades da época, é inaugurado, no Dafundo, o Aquário Vasco da Gama.


info em: http://www.leme.pt/historia/efemerides/0520/

"QUEM PENSA POUCO, ERRA MUITO" Leonardo da Vinci

10.5.07

ENTREGA DE PRÉMIOS

Hoje, dia 10 de Maio, o intervalo das 10h foi MUITO ESPECIAL!! Muitos alunos correram para o CRE pois iam ser atribuídos prémios e diplomas àqueles que tinham participado, e vencido (ou não), o concurso literário "Um dia na vida do ZuCré" e o concurso"Quem sabe, sabe"!!! Estiveram as professoras organizadoras, respectivamente Angelina Maria Pereira, Paula Prazeres e Cristina Soares, a professora Teresa Gonçalves, responsável pelo jornal escolar "Abrilê" e também professora de 3 das premiadas do 3º ciclo e, ainda, um elemento do Conselho Executivo, a professora Amélia Rodrigues que foi quem entregou os prémios aos vencedores do concurso literário. Mesmo o que não ganharam receberam diplomas!Foi uma cerimónia bem bonita!! Aqui ficam 2 fotos!


EM BREVE PUBLICAREMOS AQUI OS TEXTOS VENCEDORES!!

8.5.07

"QUINTAS DE LEITURA"


Esta 5ª feira, dia 10, é, novamente, a mãe do Rafael (6º B), Helena Nascimento, que vem ler e a obra escolhida é "Pedro Alecrim" de António Mota. É às 15h 15m.

Pedro Alecrim reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. A morte do pai alterará tudo. Prémio Gulbenkian de Literratura para Crianças e jovens

Se quiseres saber mais sobre António Mota, clica aqui.

Às 14h 20m, a professora Angelina lê "Coraline e a porta misteriosa" de Neil Gaiman.


Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze estão abertas mas há uma que está sempre fechada. E é precisamente essa porta misteriosa que desperta uma curiosidade inquietante em Coraline, levando-a a descobrir uma passagem secreta para uma casa aparentemente igual à sua. Mas depressa se apercebe de que algo de estranho se passa
Se quiseres ir ao site deste autor, clica aqui. Se souberes bem inglês, podes ver e ouvir aqui Neil Gaiman.


NÃO FALTES!!

4.5.07

ENTREGA DE PRÉMIOS

Na próxima 5ª feira, dia 10 de Maio, pelas 10h, vão ser entregues os prémios às vencedoras do Concurso Literário "Um dia na vida do ZuCré" bem como a menção honrosa! Todos os participantes receberão um Diploma e os que não foram premiados terão uma pequena surpresa!!
Na mesma ocasião serão, também, entregues os prémios e Diplomas do Concurso "Quem sabe, sabe".
PARABÉNS A TODOS!
NÃO FALTEM!!!

SABIAS QUE?

Então vamos lá a saber...


A 5 de Maio de 1210, nasce, em Coimbra, D. Afonso III, rei português da primeira dinastia.
A 6 de Maio de 1983, é inaugurada, em Lisboa, a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura do Conselho da Europa, subordinada ao tema Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.
A 6 de Maio de 1856, nasce, em Freiberg, Sigmund Freud, psiquiatra austríaco criador da psicanálise.
A 6 de Maio de 1952, morre, em Noordwijk aan Zee, na Holanda, Maria Montessori, médica italiana pioneira da educação infantil e feminista.
A 8 de Maio de 1782, morre, em Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.
A 9 de Maio de 1950, nasce a Europa comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.
A 10 de Maio de 1984, morre, no Hospital da CUF, o ciclista português Joaquim Agostinho, considerado um dos melhores ciclistas dos anos 70 do século passado. Brilhou na Volta a Portugal, no Tour de France e na Vuelta à Espanha.tiava toda a Europa.
" A mente é como um pára-quedas: só funciona quando se abre!"

2.5.07

"QUINTAS DE LEITURA"

Amanhã, dia 3 de Maio, vem, novamente, a D. Anabela Oliveira, mãe do Francisco do 6º D para nos ler " A Lenda de Despereaux" de Kate di Camillo, às 15h 15m.
Despereaux Tilling é o único sobrevivente de uma ninhada de pequenos ratinhos, nascidos de um pai inglês e de uma mãe francesa, nos locais mais secretos de um castelo de contos de fadas. Nascido com umas orelhas desmesuradamente grandes, de olhos abertos e uma estranha capacidade de abstracção, poucos são os que acreditam que sobreviverá. Mas sobrevive e revela ter uma sensibilidade muito particular para a música e a leitura, actividades que privilegia em detrimento das ditas “actividades de ratos”, como buscar comida, mordiscar as folhas dos livros e mastigar a sua cola. Certo dia, atraído pela música que lhe soa a mel, aproxima-se do rei e da princesa que habitam o castelo e apaixona-se…


Às 11h e às 14h 20m, a professora Angelina lê o conto "O Barba Azul" de Charles Perrault.

Todos conhecem as histórias da Bela Adormecida, do Capuchinho Vermelho, do Barba-Azul, do Gato das Botas... Mas quem as leu já na sua versão original? É o que se propõe ao leitor nesta edição integral dos «Contos» de Charles Perrault, publicada por ocasião do 300.º aniversário da primeira edição. A qualidade da tradução é assegurada pelo nome de António Pescada, profissional de larga experiência e detentor do Prémio Nacional de Tradução. As dezenas de ilustrações originais são da autoria de Manuela Bacelar, galardoada, nomeadamente, com a Maçã de Ouro da Bienal de Bratislava e com o Prémio Nacional de Ilustração.
NÃO FALTEM!!
 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?