O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

28.4.08

PÃO-DE-LÓ ...NA CROÁCIA!!

Cá está a prova que o nosso pão-de-ló chegou a Stubica, na Croácia e que eles adoraram!!
"Dear Angelina,thank you for cake, it was delicious. On friday we were on a excursion and we take the cake with us.It was nice to eat cake from Portugal in an traditonal Croatian village. Pupils loved it.[...]

Regards from Croatia.

Danica"

27.4.08

ANA SALDANHA NO CRE!

Mais uma vez, vamos ter o enorme prazer de receber a escritora Ana Saldanha no nosso CRE! É já no dia 29 às 10h 15m. Vem a convite da pºrofª Teresa Gonçalves e dos seus alunos do 8º A e 8º B que leram a obra "Uma Questão de Cor"; os alunos do CEF farão uma entrevista para o jornal da escola; e dois alunos do 5º C, orientados pela profª Susana Baldaque vão apresentar um 'rap' original! Parece que vai ser um encontro muito animado e vamos lá estar para assistir e dar notícias aqui!

24.4.08

25 DE ABRIL - PARA SEMPRE!


Este é o site do Centro de Documentação 25 de Abril onde podes encontrar muita, muita informação, fotos, cartoons, músicas, leitura de livros (como este de Manuel António Pina, por ex.), depoimentos, gravações, vídeos, etc, etc

25 DE ABRIL - SABER MAIS!

Muitas são as perguntas que os mais novos colocam sobre o 25 DE ABRIL, de modo que o Centro de Documentação 25 de Abril resolveu fazer uma exposição com as perguntas mais frequentes e as respectivas respostas. Podes SABER MAIS sobre o 25 DE ABRIL aqui.

23.4.08

25 DE ABRIL - A LIBERDADE VEIO PARA FICAR!

Com base no livro de José Jorge Letria, Liberdade que é?, fizemos este vídeo que é, também a nossa homenagem ao 25 DE ABRIL!

BOLETIM 34

Já saiu o nosso BOLETIM 34! Podes ir buscar o teu exemplar ao CRE ou, então, lê-lo aqui!

20.4.08

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Nesta data é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Como também é dia de S. Jorge (Saint Jordi), na Catalunha (Espanha) há uma velha tradição muito interessante para se assinalar o dia: os homens oferecem às suas damas, uma rosa vermelha e recebem, em troca, um livro!
Este ano, como se comemora o ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL, o cartaz oficial português apela, justamente, à diversidade das línguas e ao traço de união entre os povos através dos livros!!

ESTE TRABALHO VAI PARA A CROÁCIA!

Em resposta ao desafio( no âmbito do ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL) que os alunos croatas colocaram ao 6º B, foi feita uma pesquisa sobre as tradições da Páscoa (antigas e actuais) cá no Norte de Portugal. E o resultado pode ser visto aqui:

18.4.08

LEV - Literatura Em Viagem


Começa amanhã, e vai prolongar-se até 23 de Abril, mais uma edição do LEV (Literatura Em Viagem). Esta iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos é já um acontecimento cultural de grande relevo pois tem trazido escritores, artistas, cantores, tem apoiado lançamento de obras, aberto exposições, numa festa cultural muito diversificada e que tem reunido um público sempre crescente.
O programa fica aqui!

14.4.08

QUEM GANHOU O LIVRO FOI...

...a Mafalda do 6º B! PARABÉNS! BOAS LEITURAS!
[Lembro que este sorteio tem a ver com o desafio lançado para assinalar o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL"]
Foi este o livro sorteado:

11.4.08

E O 6º B PARTICIPA NO "ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL"!

A professora de Português recebeu este mail de uma colega croata sua conhecida:
Dear Angelina,
Thank you for repyling. We hope you will find a teacher interested in this project.
My colleagues and I are convinced that the dialogue is an effective way to connect cultures,religions, nationalities and languages within and outside Europe.
In regard to the EUROPEAN YEAR OF INTERCULTURAL DIALOGUE and in collaboration with the EC Delegationin Croatia, the Croatian National Television is starting a new competition in the TV show for youth, Veliki odmor. Our task was to choose a topic, do the research, analyse the data and make a presentation/poster. We also have to find a "sister" school and establish with it the intercultural dialogue on a particular subject. Connect students into a group of 3 to 5 members, appoint a mentor, and mark the European Year of Intercultural Dialogue and join us. You'll have to do your own research and then exchange the information with us, and in the end come up with a joined project, demonstrating cultural diversities and similarities. Our subject is Easter traditions of our small town Stubica. Our school is trying hard to note and save the ethnic customs of Hrvatsko zagorje (that is a small region north of Zagreb). Especially, since those old traditions are disappearing in our modern society. Therefore our students talked with their parents and grandparents how they celebrated Christ's resurrection fifty, sixty years ago. They did the research on the traditions of the Holy Week.[...]
Basicamente, o que nos foi proposto foi participarmos num projecto que está a ser desenvolvido por alunos de uma escola em Stubica (pequena cidade da Croácia) e que trata de recolherem informação sobre as tradições dos festejos da Páscoa há 50, 60 anos atrás, junto dos seus avós. Os alunos vão apresentar o seu trabalho num concurso promovido pela televisão croata e vão apresentar as semelhanças e as diferenças entre as tradições portuguesas e as croatas!! Não é giro? Os alunos do 6º B receberam um CD com o trabalho deles e estão a recolher informação para fazerem o seu Power Point e enviarem para Stubica!!

2008 - ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL II

E por que razão é TÃO IMPORTANTE, falarmos do DIÁLOGO INTERCULTURAL? Qual serão OS OBJECTIVOS? Escuta:

2008 - ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL


O que significa "DIÁLOGO INTERCULTURAL"? Ora, escuta:

mais info aqui.

9.4.08

BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA - CATÁLOGO DO PEQUENO UTILIZADOR

Agora é muito mais fácil os mais novos fazerem consultas às obras (o Catálogo) existentes na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos (BMFE)! Cada assunto está representado por um desenho e, assim, rapidamente identificas as obras que pretendes consultar sobre determinado tema. Ora espreita aqui!

A BMFE está de PARABÉNS porque esta é uma iniciativa pioneira em Portugal e vem facilitar as pesquisas aos utilizadores mais jovens! Este Catálogo do Pequeno Utilizador foi apresentado no Dia Internacional do Livro Infantil.

7.4.08

7 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DA INTERNET

Sabias?...

"Assinala-se hoje, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, o Dia da Internet, uma iniciativa que pretende promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias na vida dos cidadãos." in jornal "Público". Ler mais e mais.

Na tua opinião que vantagens e desvantagens te/nos trouxe a Internet? Deixa aqui o teu comentário.

4.4.08

MARTA GOMES ("DIÁRIO DE SOFIA") 'ESTOIRA' NA INTERNET!!

É verdade! A 'nossa' (foi nossa aluna, sabiam?) Marta Gomes, autora do best-seller "Diário de Sofia" está com uma série, intitulada "T2para3", na internet que está a alcançar um ENORME SUCESSO! Ela e os 3 actores da série foram ao programa "Tardes da Júlia" e podes ver aqui. Que tal? Que achas?

3.4.08

CONCURSO DE VÍDEOS "BIBLIOFILMES- LIVROS, BIBLIOTECA, ACÇÃO!"

Há tempos, noticiámos aqui este concurso. Agora, os filmes concorrentes estão disponíveis em http://bibliofilmes.blogspot.com/ para quem quiser votar no(s) que mais gosta. Queres lá ir ver e votar também? Cá por mim, gostei de vários e deixo aqui o meu favorito:

2.4.08

ORA OUVE...

Gostei tanto, que deixo aqui para partilhar convosco esta bela canção de amor!..


http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=ae89d57f77&realattid=f_fe3aplc3&attid=0.1&disp=attd&view=att&th=1190e4ae7a06b36f

OS NOSSOS/VOSSOS LIVROS FAVORITOS!


cartaz de Teresa Lima em http://www.iplb.pt/pls/diplb/!main_page?levelid=637

Ora, hoje é DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL e vou lançar-vos um desafio porque sou muito curioso, gosto de ler e...queria saber quais os livros que vocês gostaram de ler e por isso me aconselham a sua leitura! E, para agradecer as vossas sugestões, ofereço... um livro a um de vocês! 'tá ok?

Olhem, estes foram dois ldos livros que mais gostei de ler quando tinha uns 10/11 anos..Se quiseres ler, tens um e outro aqui no CRE! ...


1.4.08

2 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Sabias que este dia foi escolhido para celebrar a literatura infantil porque é o dia do nascimento de Hans Christian Andersen? Pois bem, todos os anos um escritor é escolhido para escrever uma mensagem e um ilustrador cria um cartaz. Este ano, a mensagem é esta:


Os livros iluminam, o conhecimento encanta
A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incrementada logo na infância.
Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.
Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.
Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeira e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.
As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista. Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábolas), com a nobre intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral.

Chakrabhand Posayakrit
Tradução: José António Gomes
Quem é o autor do texto e também do cartaz?
Chakrabhand Posayakrit nasceu em 1943, em Banguecoque. Formou-se em Pintura pela Universidade de Silpakorn, em 1968, e ensinou na Faculdade de Artes Decorativas da mesma universidade. Doutorou-se em Artes pela Universidade de Chulalongkorn, em 1989, e, actualmente, dedica-se, por inteiro, à sua criação artística.
Além de uma importante obra no domínio da pintura e da ilustração, o artista dedicou-se recentemente à criação de marionetas e à pintura de cenas inspiradas na literatura tailandesa. No poster que acompanha a sua mensagem, Posayakrit regista uma cena tradicional da cultura tailandesa: diante da sua mesa de leitura, uma criança debruça-se sobre as inscrições de um livro de bambu, evocando assim o saber que emana de antigas jatakas budistas, uma colecção de narrativas populares (contos, fábulas e principalmente parábolas) cujo propósito é iluminar o caminho dos homens rumo à sabedoria.

NOTA: A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil),Secção Portuguesa do IBBY.
 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?