O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

16.2.07

É CARNAVAL! PORQUÊ?

Carnaval em Sesimbra

As tradições carnavalescas específicas de Portugal são uma mistura de paganismo e de religiosidade; assim, ao mesmo tempo que os católicos se preparam para entrar na Quaresma, também se festeja um ritual muito, muito antigo e pagão que era a celebração do recomeço da vida purificada pela chegada próxima da Primavera. É por esta razão que em muitas terras portuguesas ainda se faz o ‘Enterro do Entrudo” que consiste em fazer-se, primeiro, um ‘julgamento’ popular, com muitas críticas e piadas, a certas figuras da terra ou do país e, depois, queima-se, na praça pública, um boneco de palha (que representa essas pessoas pouco simpáticas…) para depois se celebrar a vida, com danças, cortejos, muita cor, luz e música. Assim se vislumbram os motivos da morte que se projectam da festa da vida que é o Carnaval. Depois desta festa, começa o período de abstinência e jejum que dura até à celebração da Páscoa. A origem destas celebrações perdeu-se no tempo.
Hoje, em muitas cidades portuguesas, já se celebra um Carnaval mais ao gosto brasileiro: com grandes desfiles, muitas máscaras bem produzidas, muita música e carros alegóricos.

2 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?