O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

19.4.07

SABIAS QUE?

A próxima semana é rica em acontecimentos. Ora, toma nota:

A 20 de Abril de 1893, nasce, em Barcelona, Joan Miró i Ferrà, consagrado pintor surrealista catalão. Entre as suas inúmeras obras, poderemos citar, a título de exemplo, Retrato de Juanita Obrador (1918), Maternidade (1924) e Interior Holandês (1928).
A 21 de Abril de 1926, nasce, em Londres, Isabel Alexandra Maria Windsor (em inglês Elizabeth Alexandra Mary Windsor), rainha do Reino Unido.
A 22 de Abril de 1868, nasce, na ilha de São Tomé, o músico português José Vianna da Motta. Notabilizou-se como pianista, compositor, pedagogo e musicógrafo. Entre as suas inúmeras obras, poderemos citar, À Pátria (sinfonia) e Rapsódias Portuguesas (obras para piano).
O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 A 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão. Sabe mais na página do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).
Admite-se que William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, terá nascido em Stratford-Avon, a 23 de Abril de 1564. Este dia é calculado considerando que o seu registo de baptizado é datado de 26 do mesmo mês e havia, na época, o costume de baptizar as crianças três dias após o nascimento.
A 23 de Abril de 1928, nasce, nos Estados Unidos da América, Shirley Jane Temple. Ao 3 anos de idade, começa a dançar no Meglin’s Dance Studio, em Los Angeles e participa em 14 pequenas películas da Educational Films Corporation. Em 1933, com apenas 5 anos de idade, foi contactada pela Fox Film Corporation e faz o seu primeiro filme com actriz principal, a que se seguiriam, na década de 30, mais de 40 outros. Esta criança prodígio, cujos filmes, recuperados e coloridos, começaram, recentemente, a ser publicados, em suporte DVD, no nosso país.
A 25 de Abril de 1974, ocorre a Revolução dos Cravos, levada a cabo pelo Movimento das Forças Armadas, que põe termo, em Portugal, ao regime ditatorial de Marcelo Caetano. Sabe mais, aqui e aqui.
A 26 de Abril de 1986, ocorre um acidente na central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia. Segundo a ONU, teriam morrido, como consequência deste desastre, 47 trabalhadores e 9 crianças com cancro da tiróide. Associações ecologistas discordam deste número, considerando existirem milhares de vítimas.
A 26 de Abril de 1648, nasce, em Lisboa, D. Pedro II, o filho varão mais novo de D. João IV e D. Luísa de Gusmão. Foi rei de Portugal de 1683 a 1706, sucedendo a seu irmão D. Afonso VI

info em: http://www.leme.pt/historia/efemerides/0426/
"O SABER NÃO OCUPA LUGAR!"

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?