ANA SALDANHA E GÉMEO LUÍS NO CRE
NOTA: Livros destes 2 autores estão à venda no CRE! Comprem e venham assistir para pedirem um autógrafo!
aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...
NOTA: Livros destes 2 autores estão à venda no CRE! Comprem e venham assistir para pedirem um autógrafo!
Aqui está o texto da DIANA MARTINS do 5º C que obteve o 1º PRÉMIO no CONCURSO LITERÁRIO "UM DIA NA VIDA DO ZUCRÉ"
A profª. Angelina lê, às 11h "O Pastor de nuvens" de Inácio Pignatelli.
A 11 de Maio de 1904, nasce, em Figueras, na Catalunha, o pintor surrealista Salvador Felip Jacint Dalí.
A 12 de Maio de 1936, nasce, em Águeda, o poeta e político português Manuel Alegre de Melo Duarte.
A 13 de Maio de 1699, nasce, em Lisboa, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.
A 14 de Maio de 1998, morre o cantor e actor norte-americano Francis Albert Sinatra.
A 15 de Maio de 1906, nasce, em Brogueira, Torres Novas, Humberto da Silva Delgado. Foi candidato independente às eleições presidenciais de 1956. Questionado sobre qual o destino que daria a Salazar, se fosse eleito, teve a coragem de afirmar: "Obviamente, demito-o".
A 18 de Maio de 1920, nasce, em Wadowice, uma pequena cidade a 50 quilómetros de Krakóvia, Karol Wojtyla. Eleito papa em 16 de Outubro de 1978, com o nome de João Paulo II, esteve mais de um quarto de século à frente da Igreja Católica Romana. Tinha grande devoção por Nossa Senhora de Fátima.
A 20 de Maio de 1898, com a presença da Família Real e numerosas individualidades da época, é inaugurado, no Dafundo, o Aquário Vasco da Gama. EM BREVE PUBLICAREMOS AQUI OS TEXTOS VENCEDORES!!


Esta 5ª feira, dia 10, é, novamente, a mãe do Rafael (6º B), Helena Nascimento, que vem ler e a obra escolhida é "Pedro Alecrim" de António Mota. É às 15h 15m.
Pedro Alecrim reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. A morte do pai alterará tudo. Prémio Gulbenkian de Literratura para Crianças e jovens
Se quiseres saber mais sobre António Mota, clica aqui.
Se quiseres ir ao site deste autor, clica aqui. Se souberes bem inglês, podes ver e ouvir aqui Neil Gaiman.
A 6 de Maio de 1983, é inaugurada, em Lisboa, a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura do Conselho da Europa, subordinada ao tema Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.
A 6 de Maio de 1856, nasce, em Freiberg, Sigmund Freud, psiquiatra austríaco criador da psicanálise.
A 6 de Maio de 1952, morre, em Noordwijk aan Zee, na Holanda, Maria Montessori, médica italiana pioneira da educação infantil e feminista.
A 8 de Maio de 1782, morre, em Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.
A 9 de Maio de 1950, nasce a Europa comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.
A 10 de Maio de 1984, morre, no Hospital da CUF, o ciclista português Joaquim Agostinho, considerado um dos melhores ciclistas dos anos 70 do século passado. Brilhou na Volta a Portugal, no Tour de France e na Vuelta à Espanha.tiava toda a Europa.
Despereaux Tilling é o único sobrevivente de uma ninhada de pequenos ratinhos, nascidos de um pai inglês e de uma mãe francesa, nos locais mais secretos de um castelo de contos de fadas. Nascido com umas orelhas desmesuradamente grandes, de olhos abertos e uma estranha capacidade de abstracção, poucos são os que acreditam que sobreviverá. Mas sobrevive e revela ter uma sensibilidade muito particular para a música e a leitura, actividades que privilegia em detrimento das ditas “actividades de ratos”, como buscar comida, mordiscar as folhas dos livros e mastigar a sua cola. Certo dia, atraído pela música que lhe soa a mel, aproxima-se do rei e da princesa que habitam o castelo e apaixona-se…
Às 11h e às 14h 20m, a professora Angelina lê o conto "O Barba Azul" de Charles Perrault.
Todos conhecem as histórias da Bela Adormecida, do Capuchinho Vermelho, do Barba-Azul, do Gato das Botas... Mas quem as leu já na sua versão original? É o que se propõe ao leitor nesta edição integral dos «Contos» de Charles Perrault, publicada por ocasião do 300.º aniversário da primeira edição. A qualidade da tradução é assegurada pelo nome de António Pescada, profissional de larga experiência e detentor do Prémio Nacional de Tradução. As dezenas de ilustrações originais são da autoria de Manuela Bacelar, galardoada, nomeadamente, com a Maçã de Ouro da Bienal de Bratislava e com o Prémio Nacional de Ilustração.